terça-feira, 19 de maio de 2020

AUMENTO ABUSIVO DE PREÇOS DURANTE A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS


Durante a pandemia de Coronavírus está sendo possível observar todos os tipos de absurdos.

Alguns empresários e produtores estão aumentando preços sem qualquer justificativa plausível. Outros chegaram a esconder produtos.

Por outro lado, consumidores completamente "sem noção" começaram a comprar quantidades absurdas de todo tipo de material.

Vi em um vídeo, um indivíduo aqui no Brasil, que tinha pelo menos dois carrinhos de compra lotados com fardos e mais fardos de papel higiênico. Quando foi perguntado o motivo daquilo, disse que viu uma reportagem que mostrava que nos Estados Unidos estava faltando papel higiênico nos supermercados, por isso quis garantir seu estoque aqui.

Até percebo alguma lógica no pensamento do indivíduo, mas acho que ele está "viajando na maionese", assim como milhares de outros brasileiros que desnecessariamente lotaram os supermercados logo no início da pandemia de Coronavírus. Estes consumidores desnorteados também são culpados pelo aumento abusivo de preços.

Embora não tenha visto muito resultado efetivo, você pode tentar fazer uma denúncia ao Procon.

No caso aqui do Estado de São Paulo, basta você entrar no Facebook ou em outra rede social, colocar uma foto do produto com o preço abusivo, informar nome e endereço do estabelecimento, lembrando de colocar na mensagem a expressão @proconsp

Se possível, entre na página do Facebook do Procon SP e faça a denúncia diretamente lá, colocando a expressão @proconsp

Caso tenha algum comprovante de compra anterior do mesmo produto, com preço inferior, fotografe-o ou digitalize-o e acrescente como mais uma evidência à reclamação.

Este abuso acontece porque o povo brasileiro de um modo geral é acomodado e não realiza denúncias, e o pior de tudo é que compra as coisas mesmo com preço alto e abusivo. Por isso continua sendo eternamente desrespeitado e abusado.

O mais importante do tudo: se o preço está abusivo, NÃO COMPRE!

Você não vai "morrer" se ficar sem aquilo.

Saia de sua zona de conforto, tenha um pouco de respeito por si mesmo, pesquise em outros lugares, mas NÃO COMPRE se o preço for abusivo.

Você pode comprar o Código de Defesa do Consumidor por um preço bem módico no link:


Nenhum comentário: