domingo, 17 de maio de 2020

EDUCADOR : APRENDENDO SOBRE O PERFIL COMPORTAMENTAL DAS CRIANÇAS


Durante este texto uso a palavra CRECHE, mas entenda-se qualquer entidade de ensino infantil.

Que fique claro também que não estou me referindo a nenhuma entidade ou pessoa em específico.

Quero apenas deixar minha opinião sobre um tema que está relacionado com educação infantil.

Quando refiro-me à palavra AGENTE EDUCADOR ou PROFISSIONAL DE CRECHE entenda qualquer profissional que atue em educação infantil: professor efetivo, agente educador, estagiário, professor contratado, etc.

O atendimento prestado a crianças por professores e educadores começou a chamar minha atenção muito tempo antes de eu me tornar um agente educador. Frequentemente sou convidado para festas  escolares diversas de algumas crianças que me são muito queridas, que sempre estudaram em escolas particulares. Como uma pessoa extremamente observadora que sou, comecei a notar a postura profissional dos professores e educadores que cuidavam delas durante as festas, e confesso que ficaria bastante preocupado se meus filhos estivessem sobre os cuidados daquelas pessoas. Talvez num "prenúncio" do que eu viria a me tornar profissionalmente em um futuro próximo, por mais de uma vez tive que cuidar da segurança e integridade física de crianças que eu não deveria estar cuidando, pois não tinha qualquer contato com a maioria delas, até aquele presente momento. Havia gente sendo paga para isto, que não estava cumprindo com sua obrigação. Esta situação gerou em mim a vontade de começar a escrever sobre coisas que ocorrem dentro deste contexto, e é por isso que há mais de um ano comecei a publicar textos sobre este tema, depois que me tornei agente educador.

A primeira vez que tive contato com perfis comportamentais foi em 2008, quando comecei meu aprendizado sobre neurociência, hipnose clínica e programação neurolinguística.

Chamados também de tipos de temperamentos ou perfis psicológicos, originalmente são denominados de sanguíneo, fleumático, colérico e melancólico.

Como você pode ver, os termos usados para descrevê-los são um pouco negativos e até pejorativos. Por isso, quando aprendi sobre isto, quem me ensinou, associou um animal a cada um dos perfis. São eles: lobo, tubarão, gato e águia, e daqui para frente, é assim que tratarei.

Cada perfil tem seus pontos fortes, mas tem também os pontos fracos, que costumo chamar de oportunidades de melhoria.

É importante ressaltar que via de regra a pessoa possui os 4 tipos de perfil, mas normalmente temos um ou dois predominantes no comportamento dela.

Para o agente educador, conhecer o mínimo que seja sobre perfis comportamentais pode ajudar a entender o que se passa com uma criança (e também com adultos), a melhorar a comunicação com ela, a entender os pontos de conflito entre as crianças, e principalmente, ajudar a desenvolver as competências comportamentais que faltam em cada tipo de perfil e ainda aprimorar os perfis mais "fracos".

Vou agora explicar um pouquinho sobre cada tipo de temperamento, seus pontos fortes e pontos de melhoria.


TUBARÃO

A palavra que pode se aproximar mais da definição do que é um indivíduo com o perfil predominante tubarão é AGILIDADE (fazer RÁPIDO).

Imagine a seguinte situação: a família está sentada à mesa fazendo uma refeição, e o pai comenta sobre a possibilidade remota de no fim de semana a família ir viajar para a praia. A criança imediatamente termina a refeição, levanta da mesa, vai para o quarto e em menos de 5 minutos está com a mala pronta para viajar. Este é o típico "tubarão".

Pontos positivos do perfil tubarão: é ágil, firme, exigente, ativo, por vezes corajoso, prático, independente, proativo, com foco em resultados.

Pontos a serem melhorados: obstinação, irritação, falta de paciência em esperar, impusividade, tendência à vingança e em casos mais sérios é violento.

Se você quer alguém para iniciar um projeto de qualquer tipo, escolha um tubarão. Apenas um alerta: por conta da preocupação com a pressa, é comum as coisas serem feitas de forma incompleta ou com baixa qualidade.


LOBO

A palavra que pode se aproximar mais da definição do que é um indivíduo com o perfil predominante lobo é ORGANIZAÇÃO (fazer CERTO).

Você entra no quarto da criança e vê que cada coisa está em seu lugar, mantida e arrumada pela própria criança, que também é cheia de regras e manias. É o típico "lobo".

Pontos positivos do perfil lobo: perfeccionismo, organização, planejamento, pontualidade, conservadorismo, atenção a detalhes, controlado, age com a razão.

Pontos a serem melhorados: timidez, falta de flexibilidade, querer que as coisas sempre sigam o mesmo padrão, dificuldade em inovar e correr riscos, materialismo, frieza nos relacionamentos, isolamento, não gostar de trabalhar em grupo.

Se você quer alguém para planejar e organizar todos os detalhes de um projeto, escolha um lobo.


GATO

A palavra que pode se aproximar mais da definição do que é um indivíduo com o perfil predominante gato é SOCIABILIDADE (fazer JUNTO).

Sabe aquela criança que gosta de tocar, abraçar, beijar, ficar no colo o tempo inteiro? É um típico "gato".

Pontos positivos do perfil gato: é sociável, amável, extrovertido, lidera pelo exemplo, adora fazer as coisas junto com outras pessoas, participa de tudo que pode, animado, contagiante, tem postura amorosa e calor humano.

Pontos a serem melhorados: preguiça, é sensível, volúvel, se dói com as menores críticas, exagera na expansibilidade, excesso de credulidade, desorganização e indisciplina.

Se você quer alguém para ser o "relações públicas" de um evento, escolha um gato.


ÁGUIA

A palavra que pode se aproximar mais da definição do que é um indivíduo com o perfil predominante águia é INOVAÇÃO (fazer DIFERENTE).

Sabe aquela criança que sempre está inventando uma brincadeira diferente, uma maneira variada de brincar com o mesmo brinquedo? Aí temos uma "águia".

Pontos positivos do perfil águia: inovação, criatividade, imaginação, ser surpreendente, ter percepção genérica dos fatos, ser idealista.

Pontos a serem melhorados: desatenção, imprevisibilidade, dificuldade em perceber detalhes, tendência a coisas utópicas, divagação frequente.

Se você quer realizar um projeto inovador, escolha uma águia.


Antes de tornar-me agente educador, eu estava ministrando aulas de informática para adolescentes em escolas técnicas. Ao final do curso, os alunos precisavam apresentar um Trabalho de Graduação, o famoso "TG", onde tinham que demonstrar suas competências técnicas, mas também suas competências comportamentais, para que estivessem aptos a assumir uma posição em uma empresa tão logo terminassem seus cursos.

Com autorização da direção e coordenação pedagógica das escolas, eu aplicava um teste de perfil comportamental nos alunos e montava os grupos de trabalho, baseado nos resultados.

Deliberadamente e com anuência de minha chefia, colocava perfis conflitantes para trabalharem juntos, não por maldade, mas para desenvolver nos alunos a competência de trabalhar com pessoas que não gostam, já que no mundo empresarial, você jamais conseguirá escolher com que tipo de gente vai trabalhar.

Com o passar do tempo, ganhando experiência em observar, você vai perceber (ou não), que os tubarões não têm paciência com o perfil "viajante" das águias, e os gatos se ressentem da frieza e franqueza contundente dos lobos.

O conhecimento dos perfis comportamentais pode ajudar muito nas tarefas de agente educador, e mais ainda. Caso queira exceder expectativas, você pode também ajudar as crianças a desenvolverem competências comportamentais positivas que serão úteis pelo resto da vida delas.

Você pode realizar GRATUITAMENTE um teste de perfil comportamental para conhecer qual é o seu. Acesse o PORTAL ELLEVEN. Ao se cadastrar lá, forneça um endereço de e-mail válido, pois é através dele que você vai ativar seu acesso ao portal. A cada três meses você pode repetir o teste.

Desejo um bom trabalho a todos, e vamos oferecer o melhor para as nossas crianças!

Para você que trabalha em creches, deixo a dica de um livro interessante:


Nenhum comentário: