quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

ASSIM FOI 2020


Totalmente inesperado! Não existe nenhuma outra expressão para explicar como foi este ano para o mundo inteiro.

No meu trabalho, comecei o ano com uma turma de crianças basante razoável em minha sala, acompanhado de todas as dificuldades que já existiam no ano passado e algumas novas. No entanto, minha formação profissional e comportamental permitiram que eu lidasse com isso de forma bastante positiva e satisfatória.

Logo em 18 de março recebi a notícia de que a partir do dia seguinte eu estaria de férias durante 30 dias por conta da pandemia de COVID-19.

Passados alguns dias, receberia notícia da morte de um amigo muito querido, por motivos naturais, que morava no mesmo condomínio onde moro. Infelizmente tem "tranqueira" que permanece viva, "perturbando" a humanidade.

Antes de terminar minhas férias, recebi com surpresa a notificação de que estaria mais 30 dias em férias, pelo mesmo motivo.

Retornei das férias de 60 dias na primeira semana de junho. Como não havia perspectiva do retorno das crianças, começamos a realizar atividades que estavam previstas para serem realizadas quando houvesse tempo disponível.

Compartilhando o tempo entre as atividades, aprendia novas coisas relacionadas ao meu trabalho. Tive a oportunidade de conhecer sobre o PROJETO SEGNI MOSSI, a PEDAGOGIA WALDORF, a IMPORTÂNCIA DO BRINCAR, como fazer adequadamente a ESCUTA DAS CRIANÇAS e muitas outras coisas.

Ao estudar tudo isto, usei técnicas de Programação neurolinguística e Hipnose Clínica para trazer de volta o hábito do pensamento divergente, gerando uma qualidade muito maior em minha vida e em meu trabalho, com resultados completamente além de minhas expectativas positivas, que ainda estão trazendo novas coisas positivas, principalmente no que diz respeito à criatividade.

Dentre estas coisas, cito o exemplo de atividades que estou realizando na escola onde trabalho. As gestoras pediram que eu providenciasse a instalação por todo o espaço físico da escola um jardim e horta. Nunca havia feito isso em minha vida. Pesquisei a respeito, somando minha tendência natural à preservação do meio ambiente, ecologia e reciclagem de materiais, resultando em jardim e horta suspensos, usando o conceito de "Garden Containment" por meio de uso de galões de produtos de limpeza, garrafas pet e outros materiais.

Ainda dentro do aspecto ecológico estou pensando um um projeto pessoal, que farei em minhas horas de lazer. Mais detalhes serão dados no dia em que o projeto for iniciado, daqui a alguns dias.

Peço licença e desculpas pela falta de modéstia em ressaltar minha resiliência e capacidade de adaptação a situações, lembrando que sou gestor de área de TI e gerente de projetos desempregado neste momento, que nos últimos dois anos tem atuado como Agente Educador, e que nos últimos meses tem atuado diariamente como jardineiro com grande sucesso. Embora na perspectiva de carreira profissional isto me desagrade profundamente, sou obrigado a admitir que do ponto de vista de crescimento pessoal isto está sendo imenso em minha vida. Vale lembrar que ainda trabalho com atividades na área de Tecnologia da Informação fora do meu horário de expediente, mantendo-me apto a assumir novamente minhas "funções tecnológicas" a qualquer instante em que a oportunidade adequada surgir, e tenho certeza que vai surgir mais rápido do que imagino.

Todas estas mudanças proporcionaram um reflexo super positivo em minha vida pessoal.

Posso dizer que o tempo livre que tive durante a pandemia de COVID-19 resultou somente em coisas positivas para mim.

Para o ano de 2021 tenho muitas perspectivas positivas. No que depender de minha ação, serão concretizadas. Tenho em mente também os pontos de melhoria em relação a minha pessoa, no aspecto comportamental e outros.

Que o ano de 2021 seja muito bem-vindo!

Nenhum comentário: