quinta-feira, 7 de maio de 2009

CHILE : VALPARAISO E VIÑA DEL MAR (Abril/2009)






Acordei bem cedo, pois antes de me preparar para o passeio, queria deixar minha mala meio preparada para o retorno ao Brasil.

O guia turístico passou no hotel no horário combinado e juntamente com um monte de pessoas, fomos em direção a Valparaíso.

Valparaíso está a aproximadamente 120 Km de distância de Santiago. Foi fundada em 1536 por Diego de Almagro. Tornou-se o mais importante porto do Chile e um dos mais importantes portos da América do Sul, pois antes da abertura do Canal do Panamá, era uma saída importante para o Oceano Pacífico. Valparaíso ficou conhecida também como a cidade da bandeiras, porque seus moradores penduravam as roupas para secar nas janelas e ao longe, vistas dos navios que chegavam, pareciam bandeiras.

Outras duas características marcantes em Valparaíso são as casas pintadas de cores bastante variadas e os teleféricos existentes nos morros. Sobre as cores das casas, fui informado que quando sobrava tinta da reforma de navios no porto, a mesma era doada a moradores locais, que pintavam as fachadas de suas casas com elas. Sobre os teleféricos, fui informado que antigamente as famílias mais influentes residiam em cima dos morros ou colinas existentes na cidade (um total de 42). Para chegar no topo dos morros, foram construídos teleféricos. Hoje ainda existem 15 deles e por causa deles, Valparaíso foi considerada pela UNESCO como patrimônio da humanidade.

Chegamos em Valparaíso e fomos conhecer diretamente a Plaza Sotomayor. Nesta praça tem o prédio da Armada de Chile (Marinha), um monumento aos heróis locais e prédios antigos. Um detalhe interessante é que pelo meio da praça, existe uma porta de metal que se abre do chão e ao descer a escadaria você encontra os restos de uma embarcação antiga (madeiras, canhões e outras peças) que foi encontrada durante a construção da praça. Na verdade é um pequeno museu.

Depois de ficarmos alguns minutos por lá, fizemos um pequeno "city-tour" e fomos conhecer o mirante de Valparaiso. A vista da cidade é simplesmente magnífica. Na região existem várias construções antigas, embora mal conservadas, ainda são muito bonitas. Tirei várias fotos por lá, comprei algumas lembranças na feira de artesanato local.

Seguimos viagem para Viña del Mar que fica a 10 minutos do centro de Valparaiso. Na verdade, o que separa uma cidade da outra é apenas um morro.

Viña del Mar é conhecida como a cidade jardim. Logo em sua entrada existe um relógio de flores, que realmente funciona. A administração pública de Viña del Mar institui anualmente, na primavera, um concurso para seus moradores: o prédio que tiver suas sacadas mais adornadas de flores, não pagará conta de água e de luz. Basta olhar qualquer prédio que você vai ver uma verdadeira floresta em suas sacadas.

Fizemos um pequeno passeio pela orla das praias e fomos almoçar. Além da comida pedida, o restaurante oferecia por conta da casa um creme de marisco muio gostoso. Findo o almoço fui até a praia, pois queria tirar fotos e para não perder o costume, colocar a mão na água (o caipira aqui nunca havia entrado no Oceano Pacífico - hahaha). Não prestei atenção no padrão de arrebentação das ondas e nem na força delas. Quando coloquei a mão na água, uma onda acabou inundando os meus pés (de tênis e meia junto - hahaha). A água do Pacífico é estupidamente gelada e meus pés não gostaram nem um pouco daquele banho involuntário. Já que o que não tem remédio, remediado está, fiquei com pés molhados mesmo.

Entramos no ônibus, paramos em outra praia local e fizemos mais um passeio pela cidade. Paramos em um museu local, onde existe um Moai trazido da Ilha de Páscoa. Tiramos várias fotos. Retornamos a Santiago, pegamos um trânsito congestionado e acabei chegando ao hotel de noite. Saí para fazer um lanche rápido e voltei para terminar de arrumar minha mala.

Meus passeios pelo Chile haviam terminado. Mais passeios? Conhecer novos lugares e novas pessoas?... Só nas próximas férias.

Minha impressão: Valparaiso, sem dúvida é uma cidade de grande importância histórica. Para aqueles que gostam de fazer turismo cultural, como eu, é uma boa opção. Possui muitos bares e restaurantes. Fique o tempo inteiro atento à sua bolsa. Viña Del Mar é uma cidade de padrão mais alto. Possui lindos condomínios a beira-mar, restaurantes e bares muito legais. A comida típica de ambas cidades, não preciso nem falar... peixes e frutos do mar!
( Texto e fotos: Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Se você vai viajar para o Chile, recomendo o livro abaixo. Ele poderá ser bem útil: