domingo, 17 de janeiro de 2021

RECEITA DE PASTEL DE CARNE (COM MASSA CASEIRA)


Ingredientes da massa:
  • 300 gramas de farinha de trigo comum
  • 100 ml de água
  • 50 ml de óleo
  • 1/4 de colher de sopa de sal
  • 1 copo de água (uma segunda vez em separado)
  • Óleo para fritar

Ingredientes do recheio:
  • 300 gramas de carne moída de sua preferência
  • meia cebola pequena picada em cubos
  • 1/2 xícara de azeitonas de sua preferência, sem caroços, picadas em pedaços
  • 1 dente de alho espremido
  • 2 colheres de sopa de cheiro-verde (salsa e cebolinha) picado
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo da massa:

Antes de começar, quero chamar a atenção para o fato de, nos ingredientes da massa, termos por duas vezes água, e realmente, deve ser feito assim, em separado.

Coloque a farinha em uma vasilha de bordas altas (pode ser um "bol") , fazendo um buraco no meio dela.

Dentro do buraco coloque o sal, o óleo e os 100 ml de água.

Misture tudo com a ponta dos dedos, sem sovar, até que você tenha uma consistência de farofa, e não haja mais traços de farinha branca.

Pegue uma colher de sopa da água que está no copo, vire sobre a massa e continue a misturar com as mãos. Repita esta etapa até que a massa fique com uma consistência homogênea. Não estranhe o fato da massa ficar com uma consistência muito leve.

Enrole a massa em um filme plástico de PVC e deixe descansar em temperatura ambiente por pelo menos 30 minutos.

Passado este tempo, peque um pedaço pequeno da massa e abra com um rolo, ate que a massa fique bem fina, quase transparente.

Recorte a massa no formato que desejar, recheie com a carne moída já preparada (que precisa estar fria). Usando o próprio dedo, molhe as bordas da massa com água, feche o pastel, pressionando suas bordas com um garfo, para fazer o fechamento.

Coloque em uma panela uma quantidade de óleo suficiente para cobrir o pastel, levando-a ao fogo alto.

Quando o óleo estiver bem quente, coloque individualmente os pasteis para fritar, virando-os de lado de vez em quando. Quando começarem a ficar dourados, retire-os, colocando-os sobre papel toalha para absorção de excesso de gordura..

É importante lembrar que a massa que não está sendo trabalhada naquele instante deve permanecer dentro do plástico de PVC, e à medida em que você for fazendo os pastéis, deve cobri-los com plástico, para que a massa deles não perca umidade e fiquem ressecados.

Você pode guardar a massa na geladeira por até dois dias, desde que esteja embrulhada, sem ar, em filme plástico de PVC.


Preparo do recheio:

Pegue uma panela e leve ao fogo alto. Coloque o óleo e assim que estiver bem quente, vá colocando a carne moída em pequenos grumos, distribuindo-os por toda a superfície da panela.

Misture bem até que os grumos se desfaçam.

Acrescente a cebola e o alho e continue a misturar sempre, até que a carne comece a ficar dourada. Junte o sal, a pimenta-do-reino e as azeitonas picadas. Misture bem, cozinhe por mais dois minutos e desligue o fogo.

Junte o cheiro-verde e misture bem.

Tempo de preparo: 60 minutos

Rende 12 pastéis (dependendo do tamanho que for feito)

O recheio de carne pode ser substituído por queijo mussarela em fatias, queijo minas frescal em fatias, refogado de alho-poró, refogado de palmito, calabresa, refogado de camarão e qualquer outro recheio de sua preferência, até mesmo recheios doces.

Para você que gosta de salgados, deixo a recomendação de um livro:


sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

LIVRO DO DESTINO


Título: O Livro do Destino

Autor: Herman Kirchenhoffer

Editora: Círculo do Livro

ISBN: 8572170766

Minha opinião sobre o livro: É um livro muito curioso. Conforme diz a lenda, um manuscrito egípcio foi encontrado entre os pertences de Napoleão Bonaparte quando seu exército foi derrotado em Leipzig em 1813. Este livro é uma cópia da publicação deste manuscrito que ocorreu pela primeira vez em 1822, com autorização da Imperatriz Maria Luísa, viúva de Napoleão. Acompanhado de uma tabela com 32 perguntas na vertical e 32 símbolos na horizontal, que quando cruzados, apontam para um tipo de desenho, o livro mostra toda a ritualística que envolve a consulta. Para quem estuda e pratica esoterismo, é um conhecimento diferente e raro.

Você poderá comprar este livro no link abaixo: 

domingo, 10 de janeiro de 2021

EDUCADOR : FERIDAS EMOCIONAIS


Durante este texto uso a palavra CRECHE, mas entenda-se qualquer entidade de ensino infantil.

Que fique claro também que não estou me referindo a nenhuma entidade ou pessoa em específico.

Quero apenas deixar minha opinião sobre um tema que está relacionado com educação infantil.

Quando refiro-me à palavra AGENTE EDUCADOR ou PROFISSIONAL DE CRECHE entenda qualquer profissional que atue em educação infantil: professor efetivo, agente educador, estagiário, professor contratado, etc.

A "conversa" de hoje é direcionada a qualquer pessoa que interaja com crianças, principalmente parentes.

Há vários anos realizei uma série de cursos relacionados à Neurociência e Programação Neurolinguística, e logo no primeiro curso aprendi como uma criança pode ter seu futuro comprometido em alguns aspectos. Na época foi usado um cenário onde adultos tinham que falar em público, para uma platéia de aproximadamente 50 pessoas, que eram outros alunos do mesmo curso.

Algumas destas pessoas ficavam apavoradas e chegavam a chorar copiosamente, por medo de falar diante de outras pessoas. Após passarem por uma técnica de Programação Neurolinguística, o cenário modificou-se. Cerca de 24 horas depois, aquelas mesmas pessoas que estavam mais apavoradas, pediram licença ao instrutor do curso, pegaram um microfone e foram falar diante de toda a classe. Acredite ou não, este é um dos poderes da PNL. O mais importante de tudo é entender como é que um adulto foi influenciado por coisas que ocorreram no passado, quando eram bem pequenos, a ponto de terem um impacto em suas vidas no presente.

Espontaneamente estas pessoas relatavam experiências similares ocorridas durante a infância: eram bem pequenas, o pai ou mãe chegava em casa, estava ocupado com alguma coisa, como por exemplo fazendo a janta ou assistindo à televisão, a criança queria conversar ou contar algo e repentinamente o pai ou mãe simplesmente gritava com a criança mandando ela calar a boca. Uma conduta simples e estúpida causou um problema na vida de um futuro adulto.

Vamos aprender um pouquinho como este tipo de "trauma", chamado de FERIDA EMOCIONAL, acontece.

Em qualquer situação da vida estamos recebendo constantemente informações do mundo que nos rodeia através da visão, olfato, audição, paladar e tato. Quando estas informações são trabalhadas pelo cérebro, elas geram algum tipo de sentimento. Todo sentimento gera algum tipo de reação química no corpo, e este último consegue detectar as alterações químicas mais fortes, geradas por sentimentos mais fortes. Automaticamente o cérebro fica muito atento ao ambiente externo, percebendo o que causou tremenda sensação. Por conta da intensidade do ocorrido, estas informações sobre estas experiências ficam registradas química e neurologicamente em você, e no futuro, quando passar por situação emocionalmente similar, isto vai fazer com que você se lembre perfeitamente da sensação que teve no passado, repetindo também a mesma atitude de resposta. A associação da experiência vinda do ambiente externo com a sensação interna impactante que você teve gera este registro negativo, também chamado de FERIDA EMOCIONAL.

Vale lembrar ainda que uma pessoa está "condenada" a viver toda uma vida com esta FERIDA EMOCIONAL, e todas as limitações trazidas por ela, caso não receba ajuda

Sabendo como isto acontece, e principalmente as prováveis consequências para o futuro da criança, é obrigação de toda pessoa que interage com uma criança evitar de todas as formas possíveis a geração de uma FERIDA EMOCIONAL. Como causadores deste tipo de problema, em primeiro lugar temos os parentes e depois ambientes de convivência como escolas, locais religiosos, associações, eventos e clubes.

Para evitar causar uma FERIDA EMOCIONAL em uma criança é muito simples. Basta ficar atento ao seu comportamento enquanto interage com ela ou diante dela. Evite gritar com ela, mostrar uma feição de raiva, desdenhar dela, pois isto aumenta a carga emocional e por consequência a força daquilo que ficará "registrado" na experiência de vida dela.

As FERIDAS EMOCIONAIS podem ser dos mais variados tipos e alguns deles podem ser facilmente identificados em uma criança, como por exemplo o medo de fracassar. Uma criança tem este tipo de medo porque já sentiu-se severamente criticada no passado quando tentou fazer algo, não conseguiu e alguém recriminou-a, humilhou-a ou fez qualquer outra coisa que gerasse algum sentimento extremamente negativo. Além da reprovação ou da crítica mordaz, uma das piores coisas que você pode dizer para uma criança é: "eu te amo mesmo você não tendo conseguido fazer isso".

Para ajudar a curar qualquer tipo de "ferida", você precisa entender o que aconteceu e, de forma honesta e sincera, elogiar e valorizar os acertos da criança dentro do contexto envolvido. Criança não é "tonta" e consegue perceber perfeitamente quando você está sendo sincero ou quando está sendo hipócrita. Elogios também não podem ser excessivos e sem motivo justo, pois têm o efeito de banalizar toda a situação, inclusive desvalorizar elogios sinceros que foram ditos no passado, além de concorrer para a formação de uma personalidade narcisista.

E para entender o que aconteceu, antes de tentarmos curar alguma "ferida" precisaremos realizar de forma magistral a "escuta" das crianças (veja mais detalhes no artigo FAZENDO A "ESCUTA" DAS CRIANÇAS).

Em minha mente fica um questionamento: Durante a pandemia de COVID-19, quantas FERIDAS EMOCIONAIS foram causadas nas crianças que ficaram o tempo todo em casa com seus parentes? Se inúmeros casais estão se divorciando no mundo inteiro por conta do convívio excessivo, imagine o que pode estar acontecendo com as crianças. Conforme estatísticas, o índice de violência contra crianças e também contra mulheres aumentou neste período.

O momento atual trouxe para aqueles que trabalham na área da Educação uma responsabilidade ainda maior. Mais do que uma responsabilidade, o profissional deve entender isto como uma verdadeira chance de colocar em prática as competências que alega ter, assim como desenvolver novas. Temos novas e desafiadoras oportunidades.

Desejo um bom trabalho a todos, e vamos oferecer o melhor para as nossas crianças!

Para você que trabalha em creches, deixo a dica de um livro interessante:

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

PLANTAS QUE REDUZEM POLUIÇÃO


Esta semana tive acesso a um documento da NASA chamado Interior Landscape Plants for Indoor Air Pollution Abatement (Plantas paisagísticas de jardins para redução da poluição do ar interno) que foi publicado há muito tempo, em 1989, mas que contém informações interessantes para quem quer ter plantas dentro de casa. Você consegue ter acesso ao documento original através deste link https://ntrs.nasa.gov/citations/19930073077.

O documento mostra essencialmente um estudo feito com plantas de jardim, indicando a capacidade que elas têm de retirar do ar alguns componentes químicos que são nocivos à saúde: benzeno, tricloroetileno (chamado também de TCE) e formaldeído.

De acordo com o documento:
  • O benzeno é conhecido por provocar irritação nos olhos e na pele, chegando também a demonstrar atividade carcinogênica em alguns testes, além de ser considerado como um fator que contribui para mutação de cromossomos e leucemia em humanos.
  • O tricloroetileno é citado em um estudo do National Cancer Institute (Instituto Nacional do Câncer dos Estado Unidos), feito com ratos, por ter produzido uma alta incidência de carcinomas hepatocelulares nos animais. É considerado como um "favorecedor" de câncer no fígado.
  • O formaldeído irrita as membranas mucosas dos olhos, nariz e garganta. Quando combinado com proteínas, pode provocar dermatite de contato. Uma pesquisa foi conduzida pela Environmental Protection Agency (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos) levantando a suspeita de que este químico causa um tipo raro de câncer de garganta em pessoas que moram em trailers.
Estes três produtos químicos são usados em coisas com as quais convivemos quase que diariamente.

Foram testados doze tipos de plantas, fechadas em uma câmara por 24 horas, onde estiveram expostas durante este período aos três componentes químicos citados anteriormente, um de cada vez.

Após 24 horas de testes com cada tipo de produto químico, as plantas conseguiram remover as seguintes porcentagens em relação ao todo:
  • Benzeno de 21,4% a 67%.
  • Tricloroetileno de 10% a 41,2%
  • Formaldeído de 47,4% a 70%
Agora vou citar as três melhores plantas para reduzir cada tipo de produto químico, por ordem de importância.

Para reduzir o benzeno temos:

1-) A Gerbera (Gerbera jamesonii), que é uma planta de sol pleno, com rega frequente, plantada em solo rico em matéria orgânica. Aparece na foto acima.

2-) O Crisântemo (Chrysanthemum morifolium), que é uma planta de sol pleno, com rega frequente, plantada em solo rico em matéria orgânica.

3-) O Lírio-da-Paz (Spathiphyllum "Mauna Loa"), que é uma planta de meia sombra, mas com uma claridade muito boa, com rega frequente, plantada em solo rico em matéria orgânica.


Para reduzir o tricloroetileno temos:

1-) A Gerbera (Gerbera jamesonii), que é uma planta de sol pleno, com rega frequente, plantada em solo rico em matéria orgânica. Aparece na foto acima.

2-) A Dracena-de-Madagascar (Dracaena marginata), que é uma planta de meia sombra com rega moderada (1 a 2 vezes por semana), plantada em solo comum de jardim (terra vegetal com esterco).

3-) O Lírio-da-Paz (Spathiphyllum "Mauna Loa"), que é uma planta de meia sombra, mas com uma claridade muito boa, com rega frequente, plantada em solo rico em matéria orgânica.


Para reduzir o formaldeído temos:

1-) Palmeira-Bambu (Chamaedorea seifrizii), que é uma planta de meia sombra, com uma claridade muito boa, com rega frequente, plantada em solo rico em matéria orgânica.

2-) Dracena-Janet-Craig (Dracaena deremensis "Janet Craig"), que é uma planta de meia sombra, com rega moderada, plantada em solo comum de jardim (terra vegetal com esterco).

3-) Espada-de-São-Jorge (Sansevieria laurentii), que é uma planta que pode ser cultivada tanto em sol pleno, quanto em meia sombra, com rega espaçada, ou seja, tocando o solo, vendo se está seco e molhando um pouco. Pode ser plantada em solo comum de jardim (terra vegetal com esterco).

Existem outras plantas que também ajudam a reduzir estes produtos químicos no ar, mas possuem um "desempenho" inferior às que citei acima, em relação à redução dos poluentes. Para conhecê-las, acesse o documento indicado no link que está acima. O documento está em inglês, mas você pode ver os nomes científicos das plantas envolvidas no estudo, e através deles descobrir quais são estas plantas.

Agora você já sabe quais plantas pode por em sua casa para que além de ajudar na decoração, ajudarão também a melhorar a qualidade do ar.

Gostaria de indicar um livro sobre plantas:

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

RECEITA DE SALADA GREGA (Culinária Mediterrânea)


Hoje vou compartilhar a receita de uma salada super simples, saborosa e rápida de se fazer, que eu comia amiúde quando estava a passeio na Grécia. É muito refrescante no verão, embora caia muito bem em qualquer época do ano.

Ingredientes:
  • Metade de um pepino sem sementes
  • Um tomate sem sementes
  • Metade de uma cebola
  • Metade de um pimentão verde.
  • 7 azeitonas gregas tipo Kalamata, sem caroço
  • Duas fatias de 1,5 centímetro de grossura de queijo tipo Feta
  • 2 colheres de chá rasas de orégano seco
  • Azeite de oliva extra virgem
  • Sal a gosto

Preparo:

Corte o pepino e o tomate em cubos de cerca de 1 centímetro por 1 centímetro.

Fatie a cebola em meias-luas de 0,5 centímetro.

Fatie o pimentão em rodelas de 0,5 centímetro, cortando-as em pedaços de 2,5 centímetros.

Corte o queijo em cubos de 1,5 centímetro por 1,5 centímetro.

Corte cada azeitona em quatro partes, de cima para baixo.

Coloque tudo em uma vasilha refratária. Ponha cerca de duas colheres de sopa de azeite, o orégano e sal a gosto.

Misture tudo muito bem. Cubra com filme de PVC, leve à geladeira por cerca de uma hora e sirva.

Variação da receita: para aqueles que não gostam do queijo Feta, como é o meu caso, substitua-o por queijo minas ou branco frescal. Você pode acrescentar também limão ou vinagre, caso queira.

Tempo de preparo: 15 minutos

Serve: 1 pessoa

Para você que gosta de saladas, deixo a dica de um livro muito legal:

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

FRASES MOTIVACIONAIS (JANEIRO/2021)


Frases deste mês:
  • As pessoas realmente se tornam completamente extraordinárias quando elas começam a pensar que elas conseguem fazer coisas. Quando elas acreditam em si mesmas, elas adquirem o primeiro segredo do sucesso.
  • Às vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas... O tempo passa e descobrimos que grandes eram os sonhos e as pessoas, pequenas demais para torná-los reais!
  • As pessoas dizem frequentemente que a motivação não dura. Bem, nem o banho - e é por isso que ele é recomendado diariamente.
  • Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém. Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim, e ter paciência para que a vida faça o resto.
Você pode assistir ao vídeo das frases motivacionais deste mês clicando neste link https://youtu.be/QqGS9yy_Ba4

Quero deixar a dica de um excelente livro de motivação: