- 300 gramas de farinha de trigo comum
- 100 ml de água
- 50 ml de óleo
- 1/4 de colher de sopa de sal
- 1 copo de água (uma segunda vez em separado)
- Óleo para fritar
Ingredientes do recheio:
- 300 gramas de carne moída de sua preferência
- meia cebola pequena picada em cubos
- 1/2 xícara de azeitonas de sua preferência, sem caroços, picadas em pedaços
- 1 dente de alho espremido
- 2 colheres de sopa de cheiro-verde (salsa e cebolinha) picado
- 3 colheres de sopa de óleo
- sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo da massa:
Antes de começar, quero chamar a atenção para o fato de, nos ingredientes da massa, termos por duas vezes água, e realmente, deve ser feito assim, em separado.
Coloque a farinha em uma vasilha de bordas altas (pode ser um "bol") , fazendo um buraco no meio dela.
Dentro do buraco coloque o sal, o óleo e os 100 ml de água.
Misture tudo com a ponta dos dedos, sem sovar, até que você tenha uma consistência de farofa, e não haja mais traços de farinha branca.
Pegue uma colher de sopa da água que está no copo, vire sobre a massa e continue a misturar com as mãos. Repita esta etapa até que a massa fique com uma consistência homogênea. Não estranhe o fato da massa ficar com uma consistência muito leve.
Enrole a massa em um filme plástico de PVC e deixe descansar em temperatura ambiente por pelo menos 30 minutos.
Passado este tempo, peque um pedaço pequeno da massa e abra com um rolo, ate que a massa fique bem fina, quase transparente.
Recorte a massa no formato que desejar, recheie com a carne moída já preparada (que precisa estar fria). Usando o próprio dedo, molhe as bordas da massa com água, feche o pastel, pressionando suas bordas com um garfo, para fazer o fechamento.
Coloque em uma panela uma quantidade de óleo suficiente para cobrir o pastel, levando-a ao fogo alto.
Quando o óleo estiver bem quente, coloque individualmente os pasteis para fritar, virando-os de lado de vez em quando. Quando começarem a ficar dourados, retire-os, colocando-os sobre papel toalha para absorção de excesso de gordura..
É importante lembrar que a massa que não está sendo trabalhada naquele instante deve permanecer dentro do plástico de PVC, e à medida em que você for fazendo os pastéis, deve cobri-los com plástico, para que a massa deles não perca umidade e fiquem ressecados.
Você pode guardar a massa na geladeira por até dois dias, desde que esteja embrulhada, sem ar, em filme plástico de PVC.
Preparo do recheio:
Pegue uma panela e leve ao fogo alto. Coloque o óleo e assim que estiver bem quente, vá colocando a carne moída em pequenos grumos, distribuindo-os por toda a superfície da panela.
Misture bem até que os grumos se desfaçam.
Acrescente a cebola e o alho e continue a misturar sempre, até que a carne comece a ficar dourada. Junte o sal, a pimenta-do-reino e as azeitonas picadas. Misture bem, cozinhe por mais dois minutos e desligue o fogo.
Junte o cheiro-verde e misture bem.
Tempo de preparo: 60 minutos
Rende 12 pastéis (dependendo do tamanho que for feito)
O recheio de carne pode ser substituído por queijo mussarela em fatias, queijo minas frescal em fatias, refogado de alho-poró, refogado de palmito, calabresa, refogado de camarão e qualquer outro recheio de sua preferência, até mesmo recheios doces.
Para você que gosta de salgados, deixo a recomendação de um livro: