domingo, 21 de julho de 2013

ITÁLIA : FLORENÇA (Junho/2013)

Florença (Firenze em italiano), é a capital da região da Toscana.


Considerada a capital do Renascimento, é uma cidade onde você encontrará as mais belas expressões de arte por todos os cantos da cidade, nos monumentos, igrejas museus e academias. Trocando em miúdos, Florença é uma cidade que "respira" arte por todos os lados.


Alguns dizem que Florença se originou a partir de um povoado etrusco, outros dizem que foi a partir de um assentamento para soldados veteranos, criado por Júlio César no ano 59 a.C. Já no século III d.C., o imperador Diocleciano declarou que "Florentia" era a capital da região Toscana.

O movimento chamado Renascimento, se originou lá, no século XIV.

A Catedral de Florença, ou Duomo de Santa Maria del Fiore (construída entre 1296 e 1418), é uma magnífica obra de arte a céu aberto. A palavra Duomo vem do latim Domus Dei, que significa Casa e Deus.



Em sua frente, do outro lado da rua, fica o batistério, com suas portas douradas esculpidas em baixo relevo, que encantaram tanto a Michelangelo, que no momento que as conheceu disse que elas eram as portas do paraíso, e assim são chamadas até hoje.



San Miniato foi o primeiro santo, ou mártir de Florença. Ele era um ermitão que vivia no Mons Fiorentinus. Durante a perseguição aos cristãos perpetrada pelo imperador Decio, foi decapitado em plena cidade por volta do ano 250 d.C., contudo, segundo a lenda, pegou sua cabeça de volta, atravessou o Rio Arno e voltou para a colina onde vivia. No século VIII foi levantada uma capela na colina. Hoje no local é possível encontrar a Basílica de San Miniato Al Monte (construída a partir de 1013), que acredita-se que em sua cripta, guarde os ossos de San Miniato. Sua fachada é um verdadeiro exemplo da arquitetura Romano Florentina.


Cheguei em Florença por volta de meio-dia, com um sol e um calor de arrebentar. Apesar do veemente protesto de todo o grupo (mais de 40 pessoas), a guia turística resolveu que sairíamos imediatamente, "sob o Sol da Toscana", para fazermos um "city-tour" a pé pelo centro histórico. A cada esquina que virávamos, o grupo diminuía de tamanho. Terminamos o "city-tour" em frente ao Duomo de Santa Maria del Fiore, comigo e mais cinco pessoas. O resto do pessoal tinha ficado pelo caminho.

Terminado o passeio, fui almoçar em um restaurante simples, mas muito bom, que se chama Ristorante Da Giannino, que fica em uma pequena rua, próxima do local onde terminamos o passeio.

Tive o resto do dia livre e aproveitei para conhecer todos os lugares que pude.



Na Piazza Della Signoria é possível ver magníficas esculturas, inclusive uma cópia do David, de Michelângelo, cujo original está protegido em um museu da cidade.




Para aqueles que gostam de tentar melhorar a sorte através da superstição local, na Loggia Del Mercato Nuovo (um tipo de mercado municipal) existe uma estátua de um Javali, na verdade é uma pequena fonte, e a crença local diz que se você pegar a água com uma mão e banhar o focinho do javali, você terá muita prosperidade na vida. Só para garantir, usei as duas mãos e banhei  a cabeça toda, incluindo o focinho dele. Vamos ver se a coisa melhora...


À noite, fui jantar em outro restaurante que também tem uma comida muito boa, chamado Il Cantastorie. Ele fica localizado próximo à praça da Basilica Di Santa Croce.

Caminhar à noite pelas vielas quase desertas do centro histórico de Florença foi algo bem legal, pois o silêncio (quebrado de vez em quando por carros passando ao longe), somado à pouca iluminação e aos prédios centenários, meu deu uma boa impressão de como deveria ser a "vida noturna" por ali, há 400 ou 500 anos atrás.

Florença oferece todos os tipos de produtos de couro a preços muito em conta. Não deixe de dar uma olhada.

No dia seguinte iria conhecer Pisa, Cinque Terre e Gênova.

Lugares para visitar em Florença: Catedral de Florença (Santa Maria del Fiore) e seu batistério, Palazzo Vecchio (situado na Piazza Della Signoria), Galleria degli Uffizi e seu museu, Palazzo Pitti, Palazzo Strozzi, Ponte Vecchio, Basilica di Santa Maria Novella, Basilica Di Santa Croce, museus e vários outros pontos de interesse histórico.

Veja neste link o vídeo que fiz sobre Florença https://www.youtube.com/watch?v=LqQF9FU8EN4

( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Se você vai viajar para a Itália, recomendo o livro abaixo. Ele poderá ser de grande ajuda:

Nenhum comentário: