terça-feira, 16 de julho de 2013

ITÁLIA : NÁPOLES (Junho/2013)

Saindo de Pompéia, entrei no ônibus para seguir viagem para Nápoles (em italiano escreve-se Napoli).

Na verdade, o objetivo não seria conhecer Nápoles, mas sim ir até o porto de Nápoles para pegar um barco que me levaria até a Ilha de Capri, outro lugar muito interessante no passeio deste dia.

Nápoles está localizada na região da Campania e está entre as três cidades mais populosas da Itália, depois de Roma e Milão.


A origem mitológica sobre o surgimento de Nápoles é bem curiosa. Nápoles foi construída próxima a uma outra cidade criada pelos gregos que se chamava Palépolis. Segundo a mitologia grega, havia na região da Ilha de Capri três sereias, dentre elas uma chamada Parténope, que junto com as demais sereias tentaram encantar Ulisses (ou Odisseu - consulte a Odisséia de Homero) quando o barco do mesmo passou por ali. Contudo, Ulisses estava amarrado ao mastro do barco, e não foi seduzido pelo canto das sereias. Desencantada, Parténope morreu afogada, e seu corpo foi parar nas praias de Palépolis. Seus moradores resolveram enterrar seu corpo em um local próximo dali, e a este lugar, deram o nome de Nea Polis (significa nova cidade).

Uma das coisas que eu mais gosto na Europa são as estórias que se escuta em cada cidade que se passa.


Estórias à parte, acredita-se que Nápoles surgiu no século VII a.C. construída por colonos gregos.


Banhada pelo Mar Tirreno, Nápoles passou pelas mãos de diversos povos, até finalmente fazer parte da Itália em 1861.

Seu porto é um dos mais importantes da Itália, e era exatamente para lá que eu me dirigia, depois de fazer um breve "city-tour" pelo centro histórico da cidade.


Dali peguei um barco rápido que me levou até a Ilha de Capri, onde eu ficaria até o fim da tarde...

Alguns pontos de interesse turístico em Nápoles: Castel Nuovo, Palazzo Reale, Castel Sant'Elmo, Port'Alba, Galleria Umberto I, Duomo di Santa Maria Assunta, Chiesa di San Domenico Maggiore, Piazza del Plebiscito, Castel dell'Ovo e muitos outros. Embora tenha ficado pouco tempo em Nápoles, acho que a cidade merece ser incluída em um roteiro de viagem, pois oferece muita coisa na parte cultural.


( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Se você vai viajar para a Itália, recomendo o livro abaixo. Ele poderá ser de grande ajuda:

Nenhum comentário: