sábado, 20 de julho de 2013

ITÁLIA : VATICANO (Junho/2013)

O Vaticano, ou Stato della Città del Vaticano, como é chamado na Itália, é uma área com cerca de 44 hectares, protegida por um grande muro, localizado dentro da cidade de Roma, na Itália.


É considerado o menor país do mundo, e é a sede da igreja católica. Foi criado em 1929 pelo Tratado de Latrão. A segurança do Papa está sob a responsabilidade da Guarda Suíça, enquanto a segurança do Estado do Vaticano está sob a responsabilidade da Itália.


Cheguei ao Vaticano no fim de uma manhã de sábado após realizar um "city-tour" em Roma, no meu segundo dia de viagem na Itália.


Comecei pela Praça de São Pedro, onde havia um encontro de motociclistas de toda a Europa, proprietários de motos Harley-Davidson. A avenida que leva à Praça São Pedro tinha centenas de motos estacionadas dos dois lados, por toda a extensão dela. Parecia um corredor de motos.


Meu grupo mal entrou no corredor de acesso aos museus e o segurança desviou todo mundo para os jardins, impedindo a entrada por alguns minutos. Coisas do Vaticano...

Assim que foi possível entrar novamente, acompanhado de nossa guia turística, meu grupo visitou os museus do Vaticano, que são divididos da seguinte forma: Museu Pio-Cristão, Museu Profano Gregoriano, Sala da Cruz Grega, Sala Redonda, Sala dos Animais, Museu Egípcio, Museu Pio-Clementino, Sala dos Bustos, Museu Chiaramonti, Galeria do Lapidário, Aposentos Borgia, Museu Etrusco, Sala das Bigas, Galeria das Tapeçarias, Galeria dos Mapas, Salas de Rafael. Nem todas as salas estão abertas ao público e existem lugares onde é necessário ter uma autorização especial para entrar.





Depois de andarmos por horas pelos museus, fomos conhecer a Capela Sistina. Infelizmente não é permitido tirar fotos ou filmar em seu interior.

Pinturas magníficas recobrem seu teto. Do seu lado direito, as pinturas mostram fases da vida de Jesus, enquanto do lado esquerdo ilustram passagens da Bíblia. Na parte da frente, existe uma pintura mostrando o Céu e o inferno.

O autor desta magnífica obra de arte é Michelangelo, que na parte do inferno, pintou os rostos de seus desafetos, inclusive pessoas do clero da época.

Diz a lenda, que naquela ocasião, ao identificarem seus rostos na pintura da Capela Sistina, os desafetos de Michelangelo foram procurar o Papa, pedindo à ele que mandasse Michelangelo alterar as pinturas do inferno. O Papa respondeu que por ser uma pessoa de Deus, podia mandar apenas nas coisas do Céu, e jamais poderia intervir nas coisas do inferno.

Saindo da Capela Sistina, entramos na Basílica de São Pedro, que de certa forma, é outra galeria de obras de arte magníficas, e dentre elas posso destacar a escultura Pietà, feita por Michelangelo, a estátua de São Pedro (século XIII), o Baldaquino (século XVII) e o Domo, criado por Michelangelo, mas que não viveu o bastante para vê-lo concluído.



Terminado o passeio, fui almoçar no Caffè San Pietro, um restaurante muito conhecido e concorrido no Vaticano.


Pela tarde, fiz um passeio pelas ruas de Roma, conforme descrito em outra postagem anterior, cujo link para vê-la é este http://tudoqueseiequenadasei.blogspot.com.br/2013/07/italia-roma-junho2013.html

O que visitar no Vaticano: TUDO QUE FOR POSSÍVEL! É simplesmente magnífico.

Veja neste link o vídeo que fiz do Vaticano: http://youtu.be/bVnHX-A_4Lk

( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Se você vai viajar para a Itália, recomendo o livro abaixo. Ele poderá ser de grande ajuda:

Nenhum comentário: